06 novembro 2010

Suco de beterraba é benéfico para o cérebro dos idosos, aponta estudo

Fonte: Nitric Oxide: Biology and Chemistry

Tomar suco de beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a combater a progressão da demência em idosos, segundo o estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, esse vegetal contém altas concentrações de nitratos, que são convertidos em nitritos por uma bactéria na boca; e esses nitritos ajudam a “abrir” os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio.

Estudos anteriores já vinham demonstrando que os nitritos - também encontrados no aipo, repolho e espinafre - ajudam a alargar os vasos e a reduzir a pressão sanguínea. Entretanto, segundo os autores, a nova pesquisa é a primeira a mostrar esse efeito no cérebro. “Há áreas do cérebro que se tornam mal ‘perfundidas’ à medida que você envelhece, e acredita-se que isso é associado com a demência e problemas de cognição”, destacou o pesquisador Daniel Kim-Shapiro, explicando a importância da descoberta.

Na pesquisa, avaliando, com ressonância magnética, 14 pessoas com mais de 70 anos de idade, os pesquisadores notaram que, quando os participantes recebiam cafés da manhã ricos em nitratos, com a inclusão de suco de beterraba, eles apresentavam maior fluxo sanguíneo na substância branca e no lobo frontal - áreas do cérebro associadas com a degeneração que leva à demência e outros problemas cognitivos.

“Acredito que esses resultados são consistentes e encorajadores - de que uma boa dieta consistindo em muitas frutas e vegetais podem contribuir para boa saúde geral”, disse o pesquisador Gary Miller, que coordenou o estudo. De acordo com o especialista, isso pode “levar a intervenções que poderiam melhorar a saúde funcional cognitiva e física dos idosos”. Por isso, apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, a equipe está investindo no desenvolvimento de um novo suco de beterraba mais nutritivo e saboroso.

0 comentários:

Postar um comentário