05 março 2010

Mamógrafo é pouquíssimo utilizado na Saúde Pública

Fonte: http://www.portalmedico.org.br/

A maioria dos mamógrafos em funcionamento em serviços públicos no Brasil teve baixa produtividade entre maio de 2008 e abril de 2009, aponta a Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Apenas 5% desses locais (23 em 435 unidades) atingiram o parâmetro considerado ideal pelos técnicos do tribunal: 25 mamografias por dia, ou mais. A média em todo o país foi de 9,8 exames por dia.

De acordo com o Programa Mais Saúde, o governo tinha como meta ofertar a 60% das mulheres entre 50 e 69 anos - 7 milhões de exames, aproximadamente. Entretando, a pesquisa constatou que, mesmo descontando as mulheres atendidas por planos de saúde, a produção atual deixa pelo menos 15% sem cobertura.

Entre os principais obstáculos indicados pelo TCU está a falta de funcionários para operarem os aparelhos e fazer laudos e a falta de manutenção das máquinas. Em questionários feitos em múnicipios pelo TCU, foi apontado que 15 unidades admitiam nunca ter utilizado os mamógrafos disponíveis por conta de problemas com infraestrutura.

0 comentários:

Postar um comentário