08 janeiro 2011

Comer alho e cebola pode ajudar a prevenir artrite, aponta estudo

Fonte: The Times of India

Pode não favorecer muito o seu hálito, mas uma alimentação rica em alho e cebola ajuda a reduzir os riscos de desenvolver artrite - doença inflamatória das articulações -, segundo estudo da Universidade East Anglia, no Reino Unido. Em pesquisa com mais de 1000 mulheres saudáveis, todas com irmãs gêmeas, os especialistas notaram que aquelas que comiam maior quantidade de vegetais da família do alho tinham menores níveis de osteoartrite de quadril.

De acordo com os pesquisadores, essa doença é a forma mais comum de artrite, afetando cerca de 8 milhões de pessoas só na Grã-Bretanha, principalmente as mulheres. Ela causa dor e incapacidade, acometendo o quadril, joelhos e a coluna de pessoas na meia idade e idosos, e não apresenta cura conhecida, com o tratamento se baseando na redução da dor.

No novo estudo, avaliando o padrão de dieta das voluntárias, além de exames de raios-X, os pesquisadores descobriram que, entre aquelas que tinham uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes - principalmente vegetais como alho, cebola e alho poró -, havia menos sinais precoces de osteoartrite nas articulações do quadril. E uma análise laboratorial dos compostos do alho indicou que uma substância chamada dialil dissulfeto reduzia os níveis de enzimas que danificam as cartilagens.

“Enquanto não sabemos ainda se comer alho levará a altos níveis desse componente nas articulações, essas descobertas podem apontar o caminho para futuros tratamentos e prevenção da osteoartrite de quadril”, destacou o pesquisador Frances Williams. “Se os resultados forem confirmados em estudos de acompanhamento, isso irá apontar para formas de intervenção alimentares ou terapias farmacológicas focadas para pessoas com osteoartrite”, concluiu o especialista.

0 comentários:

Postar um comentário